Time Soul

Todos temos um começo

Quando pensei em fundar a Soul International, sabia que a visão de negócio e a vontade criadora chegariam primeiro que investimentos e estratégias.

Já estava trabalhando há um tempo no mercado e a formação profissional a cada ano se consolidava. Na busca de novos conhecimentos técnicos, fui assistir a uma palestra em um hotel, promovida por uma empresa de software de comércio exterior. 

Alí, naquele dia, fui inspirado para criar para nunca mais olhar para trás!

Dois Palestrantes

O evento contaria com dois palestrantes convidados que não eram conhecidos em nossa região.

Um deles, era professor universitário de instituição pública de curso superior em Comércio Exterior. De gravata, barba impecável, voo imponentes. Um excelente professor da área, não tenho dúvidas. Porém, não só a mim, mas grande parte da audiência não se convenceu. Havia muitas pessoas que já eram da área, já haviam passado pelo campo das teorias e agora queriam ouvir soluções reais para suas dores de hoje.

O outro, um empresário, auto-denominado empreendedor e trader, despertou a todos para questões fundamentais práticas do comércio exterior, fazendo conexões entre as principais dores e desafios daqueles outros profissionais com algumas soluções que ele julgava pertinente.

Não me lembro do nome de quaisquer um deles. Contudo, a mensagem do segundo comunicador foi incrivelmente impactante. Mais ou menos assim:

“Ouse desafiar o que está bom! No Comércio Exterior há um mundo de oportunidades por aí, sejam para questionar e melhorar as coisas que já fazemos, seja na busca de novos desafios que ultrapasse as nossas fronteiras e ajude outras pessoas a como chegarem lá…”

Pessoas Fazem a Diferença

O nosso propósito é o porque fazemos. Contudo, como fazemos é o que deixa a coisa mais rica.

Em negócios complexos, como são aqueles de Comércio Exterior, há um fator crítico de sucesso comum a todos: pessoas.

Como eu sabia que nesta jornada queria ir mais longe, precisaria trazer especialistas que trariam e cuidariam de alguma das partes técnicas das soluções que começamos a desenhar.

Neto, o especialista em exportações

Em 2018, Nilton Neto (O Neto) foi o primeiro convidado na formação. Ele me ensinara tudo que sabia sobre operações de exportação. Havíamos trabalhado juntos por mais de 10 anos juntos e ele era a pessoa com os valores e conhecimentos que trariam os pilares da junção dos primeiros especialistas.

Niv, o Despachante Aduaneiro

Em 2020, Nivaldo Dicheti (O Niv) foi o próximo da minha lista. Havia uma especialização que Neto e eu não tínhamos profundo conhecimento: operações de importação. O Niv é despachante aduaneiro com longa formação prática e foi apresentado por nosso amigo e contador em comum e desta networking, veio o convite para fazer parte do time como sócio.

Rolar para cima